quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Proposta de Cesar Filho coloca comemoração de Entre Rios no calendário turístico do Paraná

Deputado estadual  Cesar Filho (à direita) com o governador Beto Richa nos 60 anos da Agrária: governador sancionou proposta do parlamentar guarapuavano, colocando as comemorações no calendário turístico oficial do Paraná

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

A comunidade de Entre Rios e a cooperativa foram criadas como alternativa de vida para um grupo de aproximadamente dois mil e quinhentos suábios, povo de cultura alemã, que, após a Segunda Guerra, estava vivendo em abrigos para refugiados na Áustria.
Depois de sessenta anos, a cooperativa agroindustrial trabalha com moderna tecnologia em campos experimentais, nas lavouras e em suas quatro indústrias. O distrito tem aproximadamente 11 mil moradores e está localizado a 17 quilômetros do centro de Guarapuava.
A colônia de Entre Rios é a mais representativa da imigração suábia no mundo. A Suábia é uma região localizada no sul da Alemanha que não corresponde diretamente a uma divisão político-administrativa. Eles são conhecidos na Europa pela dedicação e exigência no trabalho.
Em outubro, o governador assinou ainda um decreto que insere no calendário turístico do Estado as celebrações de 4 a 8 de janeiro, quando se comemora a imigração alemã no distrito de Entre Rios. A proposta partiu do deputado estadual Cesar Silvestri Filho e foi sancionada por Beto Richa, em reconhecimento ao trabalho dos suábios do Danúbio no Brasil.
No Museu da Imigração Suábia foram investidos cerca de R$ 4 milhões e conta com um acervo de utensílios, biblioteca, fotografias e trajes típicos.
Além da construção de um museu, foram organizadas ainda apresentações culturais, exposições históricas e atrações musicais e gastronômicas. Estiveram no evento o embaixador da Alemanha no Brasil, Winfried Grolig, e o cônsul honorário da Alemanha em Curitiba, Andreas Hoffrichterr.